Diabete
Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que exige acompanhamento a longo prazo e cuidado individual para a prevenção de complicações agudas e crônicas, estando associada a elevados custos econômicos e sociais, tanto para indivíduos e famílias, quanto para a sociedade. O paciente com a diabéte crônica necessita de monitoramento contínuo e ampla estrutura de suporte e servicos, além de tudo o processo de cura é lento ou inexistente, gerando incapacidade residual e, algumas vezes, frequentemente recorrência da doença.
Na avaliação os pacientes diabéticos contam com o fácil acesso a exame de glicemia capilar, palestras sobre a doença, atendimento por equipe multidisciplinar e fornecimento direto de medicamentos para tratamento do diabetes. Sendo que se fosse possível primeiro fazer um planejamento de quantos diabéticos são consultados diariamente nos posto da rede de atenção primária, para que eles tenham um bom recurso de medicamentos disponíveis nos posto pelo fornecimento de insulina.
A atenção primária quando é tratada em algumas condições de saúde com a população de uma forma oportuna e de boa qualidade evita a hospitalização, a equipe de saúde da família que tem o papel fundamental no processo de acompanhamento e prevenção das complicações do DM.
DM- Monitoramento da glicose no sangue, medicamentos para diminuir a glicose, controle de fatores de risco cardiovascular, coordenação da atenção a outro nível e medicamentos.
Atenção Primária à Saúde; Diabetes Mellitus
Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que exige acompanhamento a longo prazo e cuidado individual para a prevenção de complicações agudas e crônicas, estando associada a elevados custos econômicos e sociais, tanto para indivíduos e famílias, quanto para a sociedade. O paciente com a diabéte crônica necessita de monitoramento contínuo e ampla estrutura de suporte e servicos, além de tudo o processo de cura é lento ou inexistente, gerando