SAUDE AMBIENTAL
Ecologia
O QUE É ECOLOGIA? Antigamente....
Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o meio onde vivem e das suas recíprocas influências. Atualmente....
Abriu-se o conceito para além dos seres vivos.
Ecologia representa a relação, a interação e a dialogação que todos os seres (vivos e não-vivos). Guardam entre si e com tudo o que mais existe.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS:
1949 – CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA ONU SOBRE CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS (USA)
Primeiro marco importante na ascensão do movimento ambientalista internacional.
Previa-se um futuro de catástrofes ambientais caso o processo de crescimento não fosse revertido. Propôs-se a paralisação do crescimento populacional, econômico e tecnológico.
1972 - CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO (ESTOCOLMO) “ A Convenção de Estocolmo visa banir a produção, uso e disposição de substâncias químicas tóxicas. O tratado internacional é um acordo legal e obrigatório, cuja principal demanda é a eliminação de todos os Poluentes Orgânicos Persistentes”.
Estocolmo
Marco fundamental no crescimento do ambientalismo internacional.
O objetivo principal foi conscientizar os países sobre a importância de se promover a limpeza do ar nos grandes centros urbanos, a limpeza dos rios nas bacias hidrográficas mais povoadas e o combate à poluição marinha.
Na ocasião, a preservação dos recursos naturais foi formalmente aceita pelos países participantes e a Conferência, na Suécia, culminou com a Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente.
A partir daí a questão ambiental tornou-se uma preocupação global e passou a fazer parte das negociações internacionais.
DÉCADA DE 80 – RELATÓRIO “NOSSO FUTURO COMUM”
Diversas questões foram trazidas para debates, resultando na Conferência de 1992.
1992 - CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (RIO DE JANEIRO)