urna brasileira
Uma série de mecanismos garantem a segurança das votações realizadas no Brasil , desde muito antes das eleições serem realizadas até a totalização e divulgação dos resultados
Terminada a votação, os dados são retirados da urna através de uma mídia móvelFoto: Elza Fiúza / Agência Brasil
Resistente, com autonomia de energia e com recursos de segurança, a urna eletrônica é usada pela Justiça Eleitoral desde 1996. Além da urna, o processo eleitoral é composto por sistemas responsáveis pelo armazenamento, apuração e transmissão dos votos. Entenda.
Antes das eleiçõesAs medidas de segurança começam a ser implementadas antes mesmo do dia da eleição. Tudo começa na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas, que acontecem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Participam desse evento - durante o qual os programas são compilados, assinados digitalmente e lacrados pelo TSE - a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, além de partidos políticos e coligações que se mostram interessadas em acompanhar o ato.
Logo após as assinaturas, as mídias recebem lacres físicos, assinados também pelas autoridades presentes, e são depositadas em evelopes igualmente lacrados. Uma cópia é guardada pelo presidente do TSE na Sala-Cofre do Tribunal, enquanto a outra segue para os 27 Tribunais Regionais que realizam as eleições.
SAIBA MAIS HYPERLINK "http://noticias.terra.com.br/eleicoes/eleitor-que-nao-votou-no-1-turno-pode-ir-a-urna-no-2,b72d3a5166029410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html" \o "Eleitor que não votou no 1º turno pode ir à urna no 2º"
Eleitor que não votou no 1º turno pode ir à urna no 2º
HYPERLINK "http://noticias.terra.com.br/eleicoes/entenda-as-diferencas-entre-o-voto-nulo-e-o-voto-em-branco,8b06b5356dbc8410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html" \o "Entenda as diferenças entre o voto nulo e o voto em branco"
Entenda as diferenças entre o voto nulo e o voto em branco
HYPERLINK