Saturno
Custo é todo o gasto feito numa prestação de serviço ou produto diante da qualidade ou tipo do mesmo, para determinar leva-se em consideração o preço da mátria prima, mão de obra utilizada, tempo/dia/hora, encargos sócias de funcionários, gastos de energia e etc.
Entende-se que o custo integra diretamente no valor do estoque, ou seja, interfere no produto final, assim num projeto temos muito que avaliar. Geralmente o administrador do projeto cria um estoque subestimado o que é necessário para realizar o projeto, mas apenas os produtos utilizados serão agregados ao custo do projeto a ser repassado ao cliente. Para se contabilizar o valor gasto é mensurado todo o orçamento financeiro, onde entrara os valores de perdas, desperdícios de produtos, despesas administrativas, custos e encargos sociais.
Para o cliente que precisa contratar o serviço ou produto, ira analisar o custo que melhor se encaixe no orçamento, que esteja adequado a valores não muito elevados nem muito a baixo das estimativas de valores, e concorrentes com qualidade diferenciadas farão com que o cliente escolha o melhor custo beneficio para contratar os serviços ou produtos.
Após um planejamento detalhada das atividades, pode-se perguntar quanto custara o projeto, quando se darão as despesas e quando os recursos deverão estar disponíveis. O orçamento é o resumo financeiro do projeto no qual indica com o que e quando será gasto o recurso e de que fontes viram os recursos. Cada administradora será responsável por criar um controle que mensura os produtos em estoque e os produtos utilizados, onde são geralmente expressas em unidades de moeda, mas também em unidades de pessoas/horas. Cada fase do projeto terá um custo estimado.
Na fase do planejamento do projeto onde são tomadas decisões que conduzem a empresa na direção desejada, é necessário um processo de coleta e seleção