resumo do texto de sociologia o surgimento
A sociologia é uma ciência que surge em meio à queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização, a capitalista.
O surgimento coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filosofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenham em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
A revolução industrial não ficou vinculada somente na introdução de maquinas a vapor e da mecanização do meio de produção. Ela foi o marco da “vitória” da indústria capitalista. Onde o empresário, uma nova figura para sociedade, foi aos poucos se tornando detentor das maquinas, das terras e das ferramentas, passando a converter grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. No inicio da industrialização houve uma intensificação da pobreza de tal forma, que o ser humano que já era pobre passou a viver como verdadeiros animais, onde seus patrões não mostravam interesse em melhorar as condições de trabalho, somente de intensificar cada vez mais os lucros, independente da forma que fosse obtido.
A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patricial etc. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados , ganhando um salário de subsistência.
O rápido processo de industrialização não somente