Saturno
Introdução
Desenvolvimento
Saturno é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o segundo maior planeta e sua órbita está localizada entre as órbitas do planeta Júpiter e Neptuno. Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogénio (90%), com uma porção de hélio e outros elementos. O seu interior consiste num pequeno núcleo rochoso e gelo. A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento em Saturno possa chegar a 1800km/h.
Exploração espacial de Saturno
1610 - Galileu Galilei observa através de seu telescópio o anel de Saturno.
1655 - Titã foi descoberto pelo astrónomo holandês Christiaan Huygens.
1659 - Huygens observa com maior claridade os anéis de Saturno e descreve sua verdadeira aparência.
1789 - As luas Mimas e Encélado são descobertas por William Herschel.
1980 - Acelerada pelo campo gravitacional de Júpiter, a sonda Voyager 1 alcança Saturno em 12 de novembro a uma distância de 124.200 quilómetros. Nesta ocasião descobriu estruturas complexas no sistema de anéis do planeta e obteve dados da atmosfera de Saturno e sua maior lua, Titã a uma distância de menos de 6500 quilómetros.
1982 - A sonda Voyager 2 aproxima-se de Saturno.
2004 - A sonda Cassini-Huygens alcança Saturno. Transformando-se no primeiro veículo espacial a orbitar o planeta distante e em aproximar-se de seus anéis. A missão foi programada para ser concluída no final do ano 2009.
O movimento de rotação em volta do seu eixo demora 10.5 horas e o movimento de translação demora 29 anos.
Tem 61 satélites identificados, 53 possuem um nome oficial. Titã, seu maior satélite e o segundo maior do Sistema Solar, é maior que o planeta Mercúrio e o único satélite que possui uma atmosfera substancial.