Satisfação Organizações
Escola Superior de Educação de Coimbra
Unidade Psicologia Social das Organizações
Satisfação nas Organizações
Autores: José Gaspar - Renato Fernandes - Anabela Neves - Jorge Ferreira
Docente: Professor Daniel Gomes
Maio de 2012
Índice
Índice 2
6 - Bibliografia 10
1 - Introdução
“O bem mais precioso de uma organização são as pessoas, porque todos os outros fatores produtivos são ultrapassáveis, mesmo os tecnológicos. "Ao descurarem uma estratégia planeada de recursos humanos as empresas abrem caminho à desmotivação e ao desinteresse, e isso refletir-se-á na sua produção.” (Psic. Social Rocha, António in Publico, 20 Março 2011).
A satisfação é um dos temas mais estudados no âmbito da Psicologia Social das Organizações, pois deve ser considerado como um componente chave para a resolução de um dos maiores problemas atuais das organizações: A produtividade.
A satisfação está intrinsecamente ligada ao aumento da produtividade e tem como consequência o aumento da competividade das empresas, alavancando o sucesso comercial e humano de dentro para fora das organizações.
O baixo turnover, absentismo, burnout, e comportamentos produtivos, são uma imagem de vitalidade de uma organização, suportada pela satisfação dos colaboradores em relação às funções que desempenham e às espectativas que detêm da organização.
Uma visão realista e abrangente da satisfação que inclua a análise da motivação dos colaboradores, assim como, a compreensão das atitudes dos mesmos, configura um quadro que nos remete para a potenciação de um estado emocional positivo como também para uma opinião avaliativa positiva do trabalho e da situação profissional, que se reflete numa atitude positiva e produtiva de acordo com os objetivos da organização e também dos objetivos pessoais dos colaboradores, criando uma base de trabalho única e envolvente, que se desenvolve no mesmo sentido, potenciando assim os fatores humanos