Satira
Teoria Literária I
Letras 1º Período
Adriana e Fabiana
SÁTIRA
A Sátira é uma arte do insulto que finge não seguir nenhuma arte, suas paixões são naturais, mas não são informais. O satírico é um tipo virtuoso e indignado contra a corrupção do seu mundo conforme uma afetação retórica de indignação. (Gregório de Mattos). O conceito de sátira está ligado ao sentimento de indignação e a vontade de moralizar o costume. Dessa maneira a sátira é a composição literária que visa criticar ou censurar com humor atitudes consideradas viciosas. O principal objetivo da sátira é poluição social ou moral e não cômico e o que caracteriza a irreverência satírica é o seu caráter denunciador e moralizador. De fato o objetivo da sátira é atacar os males da sociedade, que deu origem a expressão latina “castigat-ridendo Moris”, que se pode traduzir livremente como “castigar os costumes pelo riso”. Por seu caráter denunciador a sátira é essencialmente paródica por construir-se através do rebaixamento de personalidades (reais ou fictícias) instituições e temas que segundo as convenções clássicas, deveriam ser nobre impingida à sociedade. Portando o riso satírico é diametralmente oposto a idealização.
Gregório de Matos
Descrevo que era Realmente Naquele Tempo a Cidade da Bahia
A cada canto um grande conselheiro, que nos quer governar cabana, e vinha, não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro.
Em cada porta um freqüentado olheiro, que a vida do vizinho, e da vizinha pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha, para a levar à Praça, e ao Terreiro.
Muitos mulatos desavergonhados, trazidos pelos pés os homens nobres, posta nas palmas toda a picardia.
Estupendas usuras nos mercados, todos, os que não furtam, muito pobres, e eis aqui a cidade da