sartre
O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
Parágrafos 1 ao 4 Sartre inicia falando que gostaria de defender o existencialismo que sofreu diversas criticas. Primeiro acusaram o existencialismo de incentivar as pessoas a se manterem no desespero, seus caminhos estão fechados e sua ação seria impossível de se concretizar o que nos faria entrar em uma filosofia contemplativa, ou seja, uma filosofia burguesa. Essas são criticas dos comunistas. Depois o acusaram de enfatizar a vergonha humana e que nossa visão chega a esquecer ate o sorriso de uma criança. Também é acusado por querer se isolar do mundo e isso se dá, pois parte da subjetividade. Os cristãos o acusam de negar a realidade e a seriedade dos homens sendo que não segue os mandamentos de Deus. São essas as acusações que fizeram com que Sartre escrevesse “O existencialismo é um Humanismo”. Sartre afirma que o existencialismo é algo que torna a vida humana possível, chegando à conclusão de que a verdade e a ação geram uma subjetividade humana. A critica básica é que os existencialistas enfatizam o lado negativo da vida humana. As pessoas equiparam o existencialismo ao naturalismo e acham que o fato de falar algo vulgar é ser existencialista. Sartre diz que as pessoas conseguem digerir romances naturalistas e sabedoria das nações, mas ao ler algo existencialista entram em estado de repugnação.
O significado de qualquer subjetividade é: não lute contra poderes estabelecidos, qualquer ideia sua será um fracasso quando a ideia fixa já existe. O que há de repulsivo nas nações pode ser um existencialismo não admitido.
Parágrafos 5 ao 7 Hoje me dia esta na moda ser existencialista, muitas pessoas afirmam ser existencialistas sem nem ao menos saber o significado exato da palavra. Muitas pessoas passaram a utilizar dessa palavra que acabou perdendo o valor. Sartre diz que os únicos que poderiam usar dessa palavra são os filósofos e os técnicos e que o significado dessa palavra é o