Sartre e Rogers
A fenomenologia pode ser entendida como uma corrente filosófica que busca a essência das coisas. Esta corrente influenciou o desenvolvimento do Existencialismo. O que é essência para a Fenomenologia e como ela pode ser alcançada?
Para a Fenomenologia, a consciência produz a significação das coisas. A consciência é fundamental para as coisas existirem. Podemos afirmar que na Fenomenologia há um predomino da ideia em relação a matéria? E também do individuo em relação ao objeto do conhecimento?
A partir de seu conhecimento sobre Existencialismo, explique a influencia da Fenomenologia na teoria desenvolvida por Sartre.
O Materialismo Histórico Dialético foi também importante para a elaboração do Existencialismo. Para o MHD a origem do pensamento está na ideia ou na coisa?
A dialética foi importante instrumento teórico para desenvolvimento do Existencialismo. Qual a principal diferença entre a logica formal e a logica dialética?
Qual o objetivo do Existencialismo?
O que é liberdade comprometida para Sartre?
Explique o método pregressivo-regressivo de Sartre.
A Fenomenologia foi importante também para a Psicologia Humanista de Rogers?
A Psicologia Humanista faz crítica à quais teorias psicológicas. Por que?
Rogers foi um dos principais teóricos da Psicologia Humanista. Podemos considerar que em sua teorização, Rogers se volta mais para o individuo e para a consciência? Por que?
Explique o processo de Tornar-se Pessoa.1 – A essência é o próprio fenômeno. A aparência é a essência.
2 – Há sim um predomínio da ideia em relação à matéria, pois para haver uma matéria, precisa haver antes uma ideia. Também há o predomínio do individuo em relação ao objeto de conhecimento, pois para haver o objeto de conhecimento é preciso que o individuo tenha a consciência disso primeiro.
6- O sujeito.
5 – A lógica formal vê o sujeito como ou corpo ou mente, e não admite contradições. A lógica dialética admite contradições e aceita o sujeito