Estudo Dirigido Tsp3

3849 palavras 16 páginas
1 - Em sua obra o Existencialismo é um humanismo, Sartre defende as principais teses do seu pensamento filosófico pautado no existencialismo. Segundo ele, pode-se afirmar que em termos de concepção antropológica o ser humano esta condenado a ser livre, fazer escolhas, e, portanto, escolher seu próprio destino por uma razão básica, que se contrapõe à filosofia tradicional. Tal razão básica para o existencialismo implica em:
Que a existência precede a essência e, por isso o ser humano não está pré-determinado a nada.
2 – o existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas, e o ponto de partida para a Ontologia; um dos seus maiores conhecidos criadores e pensadores, o francês Jean Paul Sartre,
Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência.
3 – segundo Husserl, a fenomenologia constitui-se em um novo começo da filosofia a partir da volta às coisas elas mesmas. O projeto de Husserl requer uma atitude radical a partir do retorno ao estudo da consciência, começando pela analise transcendental das estruturas constitutivas desta. Assim, a consciência, segundo a fenomenologia de Husserl,é:
Intencionalidade, pois toda consciência é consciência dá, que visa alguma coisa, dirige-se para algo.
4 - sobre a interferência de Jean Paul Sartre na filosofia do século XX, é correto afirmar que ele:
Faz a inversão da noção essencialista ao apregoar que o Homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo e só após isso se define. Assim, não há natureza humana, pois não há Deus para concebê-la.
O existencialismo de Jean Paul Sartre afirma que o homem primeiro existe e depois se define. Isso significa dizer que não há um natureza humana que determina o que ele deve ou não deve ser. O próprio homem que ser responsável por si.
5 – Subjetividade e intersubjetividade são conceitos com os quais Sartre pontua o seu existencialismo. Nesse contexto, tais conceitos revelam que

“Penso,

Relacionados