RESUMO - Humanização hospitalar
Resumo Objetivou se avaliar a satisfação dos profissionais de um hospital pediátrico quanto à assistência humanizada, conforme o programa nacional de humanização da assistência hospitalar preconizado pelo ministério da saúde. O estudo descritivo utilizou se um questionário para coleta de dados.
IntroduçãoO humanismo deve ser a Tonica da assistência à saúde, mas essa característica do cuidar foi perdendo ênfase no hospital, sendo resgatada em nosso atual sistema de saúde. Realizou – se neste estudo uma avaliação da satisfação profissional quanto à assistência humanizada. Nesta perspectiva, o profissional da saúde deve proporcionar uma assistência adequada à criança hospitalizada, sendo necessário que esteja satisfeito na realização das suas atividades no trabalho.O Ministério da saúde lançou em 2000, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), que busca melhorias na instituição hospitalar e na formação educacional de seus profissionais com o objetivo fundamental de aprimorar as relações entre profissional de saúde e usuário, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade, apontando, portanto, para uma requalificação dos hospitais públicos que poderão se tornar mais modernos, dinâmicos e solidários, atendendo as expectativas de seus gestores e comunidade. E de forma especifica:1) Investigar a satisfação dos profissionais quanto à humanização do atendimento hospitalar, enfocando os relacionamentos interpessoais, condições de trabalho e ambiente hospitalar; 2) Averiguar a valorização e a motivação dos profissionais de um hospital de pediatria; e 3) Descrever as sugestões dos profissionais para a melhoria da assistência a criança e no ambiente hospitalar.
Caminho Metodológico O estudo descritivo, com analise predominantemente quantitativo foi desenvolvido com a coleta de dados ocorreu com a utilização de questionário elaborado pelo comitê técnico de