saresp
Situação de Aprendizagem para alunos alfabéticos com defasagem em produção textual e construção de gêneros
Quem conta a História?
Justificativa Gustave Doré- Século XIX
Embora alfabéticos e com capacidade para produzir pequenos textos os alunos apresentam dificuldades na produção de tipologias mais complexas como a narrativa.
Objetivo
Desenvolver a produção textual (narrativa) a partir de um texto constante no caderno do aluno. A intenção é trabalhar gêneros mais simples a fim de alcançar proficiência na construção dos gêneros mais complexos.
1ª Aula:
Antecipação
1 - Quem conhece a fábula “A cigarra e a formiga”? Ler a fábula para os alunos bem pausadamente, com entonação e entusiasmo.
A cigarra e a formiga A cigarra tendo cantado por todo o verão, encontrou-se muito desprovida quando o vento frio chegou: não tinha nenhum pedacinho de mosca ou verme. Ela foi chorar de fome na casa de sua vizinha, a formiga, suplicando que lhe emprestasse algum grão para sobreviver até a próxima estação. -Eu lhe pagarei, disse a cigarra, antes de agosto, palavra de animal, tudinho e com juros. A formiga não costuma emprestar, eis o seu menor defeito. - O que você fazia no verão? – disse a cigarra. - Eu cantava; por favor, não fique irritada. - Você cantava? Então já sei: agora dance!
La Fontaine.
Contexto de produção
O quê? Uma fábula de Esopo recontada por Jean de La Fontaine.
Para quê? Para uma lição de moral
Onde? Na Grécia Clássica, século VII antes de Cristo, recontada no século XVIII na França, em pleno Iluminismo.
Para Quem? Para os preguiçosos ou dados a pouco trabalho.
Esopo,
La Fontaine
2ª Aula
Planejamento do texto
2 - Construir uma roda de conversa sobre a fábula recuperando a ordem dos episódios. Importante pensar nos