Sarau literário - poesia e música brasileira
Introdução
Um sarau literário e música brasileira.
O sarau literário é um encontro dedicado à poesia e à música brasileira criado em 2005 e que faz parte de uma programação cultural permanente do espaço temático Ponto Org, que congrega ações de arte, educação e ecologia. Desta programação também faz parte uma exposição coletiva de artesanato social, exposições de artes plásticas, entre outras iniciativas.
A ideia surgiu quando o poeta João Ayres, frequentador do Ponto Org, propôs fazer uma reunião para leitura de textos que tomou o formato de um sarau de poesias mensal. O sarau casou-se facilmente com a programação do Ponto Org, que tem como foco a arte, educação e ecologia, e em 2005 havia realizado a segunda edição do evento “Recicle seus Valores” que, além de promover reflexões sobre ecologia, apresentou a exposição do artista plástico Cláudio Pegorim e destacou a música brasileira em sua programação.
Esta proposta tem como objetivo fortalecer o Sarau Literário, que abriga também música, principalmente brasileira, dentro da programação cultural do Ponto Org. Após esses 05 anos de atividade com edições regulares, o sarau tornou-se uma referência na cidade e resultou na formação de um grupo de poesia e na revelação de novos poetas. Nesse período, um laboratório de vivências profissionais com o PROJOVEM foi realizado no sarau, e os alunos espontaneamente chegavam antes da hora para leitura de poesias. Para os participantes, a prática do sarau revelou-se desde o início muito mais ampla do que fazia supor o projeto inicial. Não se trata apenas de literatura: trata-se de confraternização, convivência, compartilhamento de saberes e difusão de “boas novas”. Hoje contamos com um público cativo aproximado de 50 frequentadores por encontro; 16 com criação de poesia própria.
Para fortalecer a programação, a estratégia é buscar apoio cultural, assim como novas parcerias, com objetivo de ampliar a