Entre o publico e o privado
..
,
...•."':
"SARTRE.
o ser e o nada,
p. 58.
p. 102.
I} SIMONT. Re/Juelnlernalionale de Pbilosopbie, p. 79. " SARTRE. Cahier pour une morale,
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HEGEL, .F. Endclopedia de Ias cienclasfilarófu:as.. Traduçãode EduarW do Ovejero y Maury. México:Juan Pablos, 1974. SANTOS,J. H. A Propósito de ·0 Hegelianismo hoje - um anacronismo?" de W. Rôd. In.: GOMES,N. G. (Org.). Regel. Um seminário na UnB. Brasília: Editora da UnB, ~981.p. 21-27. SARTRE,J. . Cahier pour une'morale. AplldSlMONT,J. Sanre et Hegel: P le problême de Ia qualité et de Ia qu·antité. ReVT./e Internatíonale de Pbilosopbie, v. 152-153, 0:-1-2, 1985. SARTRE,J.P. Osere o nada. Tradução de Paulo Perdigão. Peuópolis: Vozes, 2000.
Revue
tNI~t O rú~lIco
A~PéCTO~ DO Dé~AH fT1CO
t O r~IYADO
CONTEMPO~ÂNEO
SIMONT,J.Sartre et Hegel: le problême de ia qualité et de Ia qU:l.i!;"· lntemationale de Pbilosopbie, v. 152-153, n. 1~2, 1985.
BIGNOTTO, Newton. Entre o público e o privado: aspectos do debate ó·. contemporâneo. In; DOMINGUES, L, PINTO, P.R.M. & DUARTE, R. C. política e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
Os,que tiveram o privilégio de serem alunos do professor José Henrique Santos no Departamento de Filosofia da UFMG conserva~ como uma herança preciosa o exemplo de um íntekctual que sabe como poucos conciliar rigor filosófico com a' preocupação com os temas mais candentes de nosso tempo. Tendo-se dedicado desde muito cedo ao estudo do pensàinento alemão, em especial àquele dos séculos XVIII e XIX, José Henrique trouxe para o centro de suas aulas, e de seus escritos, algo mais do que as finas análises dos textos do passado. Muitas gerações de estudantes tiveram seu primeiro contat~ com o pensamento de Kant e de Hegel em seus cursos de filosofia moderna. Neles aprenderam a estudar os mestres alemães em toda sua complexidade e a relacioná-Ios com o conteXto de surgimento de sua obra. Mas o grande conhecedor de história da filosofia, que