Resumo filme chocolate
O filme ‘’chocolate’’ acontece no ano de 1959 e conta a história de uma mãe que se muda com sua filha para uma pequena cidadezinha no interior da França chamada Lansquenet, cujo a vida não mudou nos últimos 100 anos; seus habitantes acreditavam em uma vida tranquila, eram cercados por costumes antigos, vigiados e dominados a todo instante.
Vianne aluga e instala-se com sua filha Anouk em uma antiga confeitaria, e logo de cara decidiu mudar o aspecto do imóvel colocando mais cores, objetos e ‘’vida’’ naquele ambiente. Mas até então ninguém poderia imaginar o impacto que a chegada de Vianne com sua filha teria na antiquada comunidade. Ela decide inaugurar no local uma Chocolateria oferecendo produtos saborosos e irresistíveis, além de misteriosamente conseguir desvendar a preferência e o desejo íntimo de cada cliente. Tudo nos leva a crer que este dom e sabedoria venham em função das fórmulas indígenas descobertas pelos antepassados de Vianne e assim pouco a pouco a moça vai ganhando o carinho e o respeito da população. Estes fatos vão acontecendo justo no período de quaresma e por estas atitudes ela é vista na pequena cidade como má influência por induzir os habitantes ao pecado da gula, além de um convite explícito ao pecado por abrir uma loja de doces em pleno período de jejum.
O Sr. Conde Reynaud, prefeito que age como ditador e manipulador, não aceita o fato de que Vienne viva com tanta liberdade assim em uma cidade cheia de leis ditadas por ele mesmo e desde sua chegada o conde faz de tudo para que Vienne se sinta excluída e ameaçada a ser despejada, já que ele está convencido de que ela minará a vila e o código moral da população. Vianne logo é obrigada a enfrentar o preconceito dos habitantes do lugarejo, que não compreendem o fato dela vender tentadores produtos à base de cacau naquela época do ano. E para tornar tudo ainda mais complicado, Vianne resolve propositalmente fazer amizade com um grupo de ciganos que foram banidos da cidade,