Aristóteles
Depois disso, quando estava em Assos, no litoral da Ásia Menor (atual Turquia), casou-se com Pítias. Posteriormente, foi convidado para a corte da Macedônia, e durante três anos foi tutor de Alexandre “o Grande”.
Em 355 a.C., Aristóteles voltou a Atenas e fundou uma escola que recebeu o nome de Liceu dada a sua proximidade com o templo de Apolo Lício. Como costumava caminhar por um caminho coberto enquanto ensinava fez com que sua escola ganhasse o nome de “peripatética”. Assim, a escola de Aristóteles foi considerada herdeira e ao mesmo tempo rival da Academia platônica.
Com a morte de Alexandre “o Grande” em 323 a.C., seu império desfez-se politicamente. Um ¬¬-movimento que tinha como objetivo restaurar a independência da cidade-Estado de Atenas surgiu. Por possuir origem macedônica, Aristóteles era mal visto pelos Atenienses e, para não ter o mesmo fim trágico de Sócrates, exilou-se em Cálcida, morrendo um ano depois.
Aristóteles é considerado um pensador de grande importância. Suas investigações filosóficas deram origens a diversas áreas do conhecimento, como a ética, a teoria política e a metafísica, sendo cada uma dessas áreas discutida minuciosamente pelo filósofo.
Mais especificamente no campo da ética, Aristóteles afirma que para obtermos a felicidade que desejamos é necessário desenvolver e exercer nossas capacidades no interior do convívio social. Assim, ele acreditava que era a medida certa dos sentimentos era o que caracterizava as virtudes. Com isso, desenvolveu a ética do justo meio, que é aquilo situado entre a ausência e o excesso. Ou seja, a virtude era o ponto médio entre o exagero e a carência, sendo