resumo do filme o chocolate
Esta cartilha é mais um produto do Programa de Desenvolvimento Sustentável Floresta Modelo de Caxiuanã, em busca da melhoria da qualidade de vida das comunidades (Caxiuanã, Laranjal e Pedreira) do entorno da Estação Científica Ferreira Penna/ECFPn. Com os produtos agrícolas e extrativistas que as comunidades hoje dispõem é possível, sem acréscimo de custos, preparar alimentos variados e nutritivos com esses produtos ou mesmo com partes deles que não são normalmente utilizadas como talos, cascas de frutos e a casca de ovo.
Uma das atividades do projeto Bases para Implementação do Plano de Manejo da ECFPn, financiado com recursos da SUDAM, foi a oficina de alimentação alternativa realizada em novembro de 1998 em Caxiuanã, que apresentou resultados positivos. Este evento mostrou às comunidades de Caxiuanã que alimentos simples, saborosos e nutritivos podem ser feitos e consumidos. Esta cartilha, que ora chega às mãos dos ribeirinhos da região, está baseada no trabalho “Alternativas Alimentares”, desenvolvido pela Dr. Clara T. Brandão (pediatra e nutróloga) e pelo Dr. Rubens F. Brandão (médico).
Maria das Graças Ferraz
Estação Científica Ferreira Penna
ALIMENTAÇÃO
A alimentação merece atenção especial, pois a saúde depende basicamente de uma alimentação com qualidade. Comer bem não significa comer muito, mas sim fazer uma refeição rica em nutrientes. Para isso deve-se utilizar os alimentos de forma integral e variada, com produtos já cultivados e que podem vir a ser cultivados na própria comunidade, assim como, deve-se utilizar os alimentos alternativos nas refeições.
O que são alimentos alternativos?
Os alimentos alternativos são aqueles que normalmente são deixados de lado ou jogados fora. É uma alimentação para qualquer idade e que evita várias doenças como: anemia, diabetes, coriza persistente, diarréia e principalmente a desnutrição de crianças. As principais qualidades de uma alimentação alternativa são: alto