SARA
OU
SDRA (Síndrome do Desconforto Respiratório no Adulto)
DEFINIÇÃO:
A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) pode ser definida como uma insuficiência respiratória aguda grave, associada a alterações da permeabilidade da membrana alvéolos capilar com extravasamento de plasma para o interior dos alvéolos
ETIOLOGIA
A Sindrome de Angústia Respiratória Aguda não é causada por uma única etiologia, pois ela representa a via final comum de resposta a um grupo imenso de agressões que acometem os pulmões.
FISIOPATOLOGIA
É caracterizada por inflamação difusa da membrana alvéolo-capilar, em resposta a vários fatores de risco pulmonares ou extrapulmonares.
Fases:
- Fase 1: lesão inicial ou aguda. Caracterizada por taquicardia, taquipnéia, e alcalose respiratória, Rx do tórax normal.
- Fase 2: período de latência.
- Fase 3: Insuficiência respiratória aguda.
- Fase 4: Anormalidades severas.
SINTOMAS
Os sintomas mais precoces são aumento da freqüência respiratória, dispnéia e cianose. Ao exame físico, estertores inspiratórios finos podem ser audíveis. O raio X de tórax mostra infiltrado bilateral difuso, embora inicialmente possa ser mínimo ou ausente.
DIAGNÓSTICO
Diagnóstico Diferencial:
- Edema pulmonar agudo cardiogênico;
- Pneumotórax;
- Pneumonia bacteriana ou viral.
TRATAMENTO
Pacientes com SARA devem ser admitidos em Unidade de Tratamento Intensivo.
Pacientes com SARA / SDRA devem ser admitidos em Unidade de Tratamento Intensivo, incluindo ventilação mecânica com volume controlado, restrição de fluidos para diminuir PAOP e edema pulmonar, decúbito lateral ou ventral e suporte respiratório extracorpóreo tem sido proposto em pacientes não responsivos à adequada ventilação mecânica.
http://www.portalneonatal.com.br/aulas-interessantes/arquivos/SARA.pdf