Sara
Foi realizada uma visita de estudo ao laboratório aberto IPATIMUP no âmbito da disciplina de biologia de modo a aplicarmos o nosso conhecimento acerca do DNA ,foi feita a experiência cujo nome era "O código da vida-o criminoso" que tinha como objetivo de entre os suspeitos identificar o criminoso, é importante deste modo esclarecer o que é o DNA e a função que desempenha. É no DNA que esta contida toda a nossa informação genética, sob a forma de genes. O DNA é constituído por quatro tipos de nucleótidos, que são constituídos por uma pentose, um grupo fosfato e uma base azotada.
O DNA tem a forma de uma escada de corda enrolada, ou seja de dupla hélice , em que os degraus são formados por pares de bases azotadas ligadas entre si, através de pontos de hidrogênio , com complementariedade de bases. Essa complementariedade de bases é feita em que a adenina liga se á timina por duas ligações de hidrogênio e a guanina liga se a citosina por três ligações de hidrogênio .
A descoberta da estrutura do DNA permitiu compreender como é que a informação genética é transmitida de progenitores para descendentes, ou seja, como funciona a hereditariedade.
As impressões digitais são características individuais, sendo o DNA um meio de identificar alguém pois a informação contida no DNA é única em cada ser vivo não sendo possível altera-lo.
A técnica de fingerprint é um modo de identificar um indivíduo. Essa técnica consiste em três etapas , a primeira é a extração do DNA, a segunda é a ação de enzimas de restrição, que atuam em locais onde existem sequências de bases repetidas e que correspondem a zonas de restrição, assim produzem se fragmentos de DNA que variam de tamanho de indivíduo para indivíduo, e a terceira é a eletroforese que permite a separação de fragmentos de moléculas em diferentes tamanhos.
Podemos concluir que foi possível através deste processo descobrir a quem pertence o DNA analisado pois os fragmentos obtidos correspondiam aos