sapata
Estrutura de Fundação do tipo superficial, o que caracteriza que as cargas transmitidas ao solo são distribuídas pela base da fundação e não por atrito lateral como nas estacas. Está assente em profundidade, em relação ao terreno adjacente, inferior ao dobro de sua dimensão em planta (D>2B). Tem grande segurança contra ruptura por cisalhamento e normalmente é a solução mais econômica.
FUNDAÇÃO EM SAPATAS
1. Noções gerais
1.1. Conceito/aspectos gerais
Fundação em Sapata é um elemento de fundação de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforços de tração. Também chamada de fundação rasa ou direta, transmite a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base da fundação. As fundações superficiais estão assentadas a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta.
Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes do edifício. Convencionalmente, o projetista estrutural repassa ao projetista de fundação as cargas que serão transmitidas aos elementos de fundação. Confrontando essas informações com as