Sapata
SAPATAS - DIMENSIONAMENTO
1. INTRODUÇÃO
Como visto em aula anterior, sapatas são elementos de fundação superficial de concreto armado, com altura reduzida em relação as dimensões da base e, por essa razão, trabalham a flexão. Quanto à forma, as sapatas são usualmente de base quadrada, retangular ou trapezoidal.
Nesta aula, discute-se como determinar as dimensões a e b em planta dos vários tipos de sapatas de fundação. Para isso, considera-se que sejam conhecidas a tensão admissível ou taxa de trabalho do solo σadm, as cargas P da estrutura, as dimensões a’ e b’ e a locação dos pilares.
As alturas h1 e h2 decorrem do dimensionamento estrutural da sapata.
2. VERIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO COMO UM TODO
As seguintes verificações iniciais são recomendáveis no projeto de fundações superficiais de um edifício, antes de se fazer o dimensionamento propriamente dito.
2.1 Verificação da ordem de grandeza do carregamento
Esta verificação é feita calculando-se a tensão média p na área projetada Ap do edifício (ou área do radier hipotético). Dividindo-se a tensão p pelo número n de andares deve resultar, em edifícios normais de concreto armado residencial ou de escritórios, uma tensão de aproximadamente 12 kN/m2.
2
Seja: p= ∑ Pi
Ap
tem-se: p ≅ 12 kN / m 2 n Se o valor obtido for muito diferente de 12 kN/m2, deve-se consultar o calculista da estrutura para verificar se há alguma condição especial de carregamento no edifício.
2.2 Verificação da viabilidade do emprego de fundação direta
Para que o projeto de fundações em sapatas seja econômico, a relação entre a área total das sapatas As e a área projetada Ap não deve ser superior a 65-70%.
Tem-se:
∑ Pi = A sσadm = A p p
Então:
As p =
≤ 0,65 a 0,70
A p σadm
Portanto a condição acima estará satisfeita se: σ adm ≥ 1,5p
Exemplo
Pretende-se construir um edifício com 25 andares com Ap = 250 m2 com fundação em sapatas em solo com σadm = 320 kN/m2. Essa