SAPATAS
Bacharelado em Engenharia Civil
Fundações
Sapata Isolada e Corrida
Campo Grande / MS
2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Patologias
3. Conclusão 3
Referências Bibliográficas 3
1. Introdução
As fundações são os elemento que compõem a infraestrutura de uma edificação, e são responsáveis a transmitir as cargas que chegam dos pilares ao solo.
A escolha do tipo de fundação para cada caso, envolve um estudo geotécnicos para obter informações sobre o solo. As fundações são classificadas em diretas ou indiretas, e rasas ou superficiais e profundas. Essa classificação tem como embasamento a forma como a carga é transferida ao solo, no caso de direta ou indireta, e pela profundidade da mesma.
Figura 01 – Classificação Pela Profundidade
Esse trabalho terá como foco, as fundações superficiais sapatas isoladas rígidas e corrida.
2. Sapatas
As sapatas podem ser classificadas em blocos, sapatas rígidas (incluindo as semi-rígidas) e sapatas flexíveis. Para carga centrada e solos deformáveis, os diagramas de tensão na interface sapata/solo apresentam o aspecto mostrado na fig. 1.2.
Figura 02 – Diagrama de Tensões
A classificação entre rígida ou flexível se dá através da espessura relativa, conforme figura 03.
Figura 03 – Condições de Classificação
2.1 Sapata Corrida
A sapata corrida é uma fundação de execução simples e de baixo custo. Normalmente é utilizada em construções leves, onde as cargas transmitidas ao solo são pequenas. Para sua execução são usualmente feitas valas, de forma que a sapata seja implantada ao longo das paredes, especificadas no projeto arquitetônico.
Figura 04 – Sapata Corrida
Os esforços solicitantes na sapata são considerados uniformes, mesmo para o caso da figura 05 considerada como carga uniformemente distribuída na sapata corrida. Desta forma, a análise principal consiste em estudar uma faixa de largura unitária sujeita a esforços n, m e