Trabalho
IMPORTÂNCIA DAS ÁGUAS DOCES
A água é um recurso natural insubstituível e imprescindível que está em constante renovação. O seu ciclo que afecta a distribuição e movimento da água ao nível de todo o globo envolve processos de transporte, armazenamento temporário e alterações do seu estado físico.
Ela é absolutamente necessária à vida de todos os seres vivos vegetais e animais e sem ela a vida cessaria na terra.
Uma característica fundamental do nosso planeta, que o distingue de todos os outros do sistema solar e que nele justifica a presença de vida é a existência e a abundância de água que cobre 71% da sua superfície. Da imensa quantidade de água que constitui a hidrosfera, mais de 98% é salgada e está circunscrita aos oceanos; o tempo de renovação desta água é muito longo (cerca de 3 100 anos).
A água doce que representa apenas uma muito pequena percentagem ( cerca de 2%) do total existente está retida nas grandes calotes glaciares, cujo tempo de renovação é mais longo do que o da água salgada (cerca de 16 000 anos), nas águas subterrâneas que se renovam após cerca de 300 anos, nos lagos (com tempos de renovação variáveis da ordem dos 100 anos) e nos rios que se renovam rapidamente (cerca de 12-20 dias).
Nas calotes glaciares e nos grandes lagos estão as grandes reservas de água doce da Terra; Todavia, a imensa quantidade de água doce que está retida nas calotes glaciares não está imediatamente disponível e a que está contida nas bacias dos grandes lagos e que representa cerca de 40% do volume total de água doce da Terra, embora acessível, está concentrada nas regiões subárcticas e temperadas do hemisfério norte. Existe, portanto, uma desequilibrada distribuição das reservas de água nosso planeta que é necessário ter em conta.
Só a água doce pode ser directamente utilizável pelo homem que dela depende na totalidade. Mas os limitados recursos de água doce estão, na sua maior parte, a ser intensamente