Sao Varios Os Problemas Encontrados No Conselho Tutelar
São vários os problemas encontrados no conselho tutelar, desde recursos como prédios, agentes, materiais entrem outros tem como maior dificuldade o não reconhecimento desses problemas, pois temos que reconhecer que ha o problema e não fechar os olhos para que possamos resolve-los.
De acordo com Nascimento e Sheinvar (2007) sendo o conselho tutelar um equipamento que não desenvolve programas de assistência e é um órgão é um órgão para receber denúncias de direitos violados e encaminhá-las os seus competentes para que possam ressarci-los de acordo com à lei.Não cabendo à ele uma ação julgadora mais sim reivindicadora.
Será que este órgão está agindo de acordo? Será que este órgão não esta assumindo outro papel? Para Nascimento e Sheinvar (2007, pg.153) “Cabe, então, perguntar, como um órgão proposto para ser não jurisdicional vai assumindo tal postura?”
São comuns casos em que a atuação do conselho visa definir: o valor de pagamento de pensão, qual dos pais deve ficar com a guarda dos filhos, que situação de violência sexual devem ser encaminhadas à justiça e quais serão dirimidas dentro do conselho, o julgamento sobre o comportamento sexual dos jovens e a forma como este deve ser. Acrescenta-se que muitas vezes, alem de definir essas condutas, os apontam aos pais a possibilidade de perder a guarda dos filhos. (NASCIMENTO E SHEINVAR, 2007, pg.153)
No caso, creio eu que intervenção do judiciário junto ao órgão seja de agrado da sociedade e necessária para o bom funcionamento do conselho junto a população, pois, de acordo com Nascimento e Sheinvar (2007, pg.154) “Conceitos, como o de proteção, serão fundamentais para a prática tutelar, visto que a intervenção do judiciário é assumida na sociedade moderna como um dever do Estado em favor do ‘bem comum’.”
Para minimizar as dificuldades com a precariedade em relação à atuação do CT perante a população o este tem como uma de suas opções se aliarem com seguimentos organizados