sao paulo
O primeiro dia foi acompanhado pela professora doutora Anja Pratschke e teve como foco o bairro Bom Retiro e sua história de formação. Este é um distrito situado na região central de São Paulo, localizado entre os rios Tietê e Tamanduateí, sendo uma região essencialmente comercial, com áreas industriais e residenciais.
Quando surgiu, foi denominado Bom Retiro por ser uma área nobre formada por sítios e chácaras que eram utilizados como retiros aos fins de semana pela população abastada da cidade. Tal caráter de lazer foi desaparecendo com o estabelecimento das primeiras olarias, que se aproveitavam da argila presente nas várzeas dos rios. Com a inauguração da Estação de Ferro São Paulo Railway (atualmente Estação da Luz), em 1867, depósitos e indústrias se instalaram na região e o bairro se tornou passagem obrigatória dos imigrantes que chegavam do Porto de Santos. Muitos destes imigrantes se fixaram no próprio bairro, atraídos pela possibilidade de emprego e pelos preços baixos dos terrenos recém-loteados. Entre eles, os italianos, os quais constituíam a maioria dos bairros operários.
No início do século XX, os judeus começaram a exercer o comércio nessa região, contribuindo para a vocação comercial que permanece até hoje. É essa a origem de um tipo de construção bastante típica do Bom Retiro que são os prédios baixos, de dois a três andares, com o comércio no térreo, bem característicos da estrutura familiar com que se tocavam os negócios.
A imigração judaica