estudo
CORREÇÃO: 11:15.
#1: Classifique
Se (V)erdadeiro ou (F)also:
a) (V) Alguns ambientes fechados podem interferer mais no sinal de rádio que outros, dependendo dos objetos que estejam dentro deles.
R.: paredes, vidros, micro-ondas/telefones sem-fio (2.4 GHz), objetos metálicos e compostos por água (pessoas, aquário).
b) (V) Para melhorar a recepção de uma antena, podemos improvisar uma cobertura parabolica, com utilização de uma folha de alumínio.
Obs.: caprichar no visual.
c) (V) As redes 802.11A não se popularizaram porque em alguns países, tiveram problemas de legislação que impediam o uso da faixa de frequência de 5 GHz.
R.: ...
d) (F) Toda as redes Wi-Fi requerem o uso de um roteador ou access-point, para que as máquinas estabeleçam conexão.
R.: existe o modo infra-estrutura (que requer AP) e o modo AD-Hoc (que 2 mou mais PCs podem se comunicar diretamente).
e) (F) Uma vez que sejam utilizados quaisquer canais de frequências distintos, não há como as redes wireless adjacentes interferirem uma nas outras.
R.: dependendo dos canais em uso, um irá transpor o outro, gerando interferência de sinal.
f) (V) Conforme vamos nos distanciando do ponto de acesso, a velocidade nominal de transmissão vai sendo reduzida até perder a conexão.
R.: os valores para redes padrão G são: 54, 22, 11, 5,5, 2 e 1 Mbps.
g) (V) Uma vez que estejamos em um ambiente aberto (outdoor), é garantida a conexão de uma estação a um access-point distante a 100 metros.
R.: indoor = 30m; outdoor = 100m. Obs.: na prática, nem sempre estes valores são obtidos, embora hajam registros de conexões com até 150m.
h) (F) Sem a antena (haste), não há como as estações clientes se conectarem ao ponto de acesso, já que elas são as responsáveis pela recepção do sinal.
R.: até mesmo o terminal de conexão da antena tem capacidade de receber o sinal; entretanto, o alcance será bem mais limitado.
i) (V) Os canais de frequência 2 e 7 não causam interferência um ao outro; portanto, podem