Santos dumont vs irmãos wright
Há inúmeras controversas sobre quem voou primeiro, Santos Dumont, ou os Irmãos Wright, como foram vistas anteriormente, foram reforçadas pelo governo brasileiro, considerando como o pai da aviação; Santos Dumont. Os que assim pensam possuem em mente os seguintes argumentos:
• A notícia do voo do “14 Bis” de Santos-Dumont foi antecipadamente publicada por toda Paris, e assim foi testemunhada por grandes multidões, que viram em primeira-mão o resultado do trabalho de Santos-Dumont. Por outro lado, os Wright tendiam a fazer seus testes em locais afastados, com apenas alguns espectadores. Havia somente cinco pessoas na Carolina do Norte presentes ao seu primeiro voo, nenhuma delas podendo ser considerada uma “autoridade”. Orville e Wilbur Wright foram “muito rigorosos na proteção de suas propriedades intelectuais”, com medo de que outros inventores pudessem roubar suas ideias. • O “14 Bis” decolou por seus próprios meios e de uma pista comum. A máquina dos Wright teve que ser lançada no ar do alto das dunas locais. • O tempo em Paris estava bom, com ventos apenas leves. Nas encostas, por outro lado, os ventos eram de 43.5 km/h (27 mph). Na verdade, o local foi escolhido por ter ventos quase constantes. Os críticos sustentam que eles, assim, propiciaram à máquina, essa ajuda extra. • O trem de pouso do “14 Bis” era “parte integrante e não destacável” da aeronave, duas qualidades que o aparelho dos Wright não tinha. • Documentos e fotografias feitos pelos partidários dos Wright foram consideradas como “não confiáveis”. Relatórios de testemunhas da Carolina do Norte foram recusados como “inconsistentes”. Alguns partidários de Santos-Dumont chegaram a acusar os Wright de divulgar fotografias falsas.
Apesar da controvérsia entre Santos-Dumont e os irmãos Wright, há nos Estados Unidos, uma grande admiração pelas conquistas de Santos-Dumont, que cá entre nós, é sim o Pai da