Modais de transportes
A malha ferriviária do Canadá possui mais de 80 mil quilômetos de extensão. É a terceira maior malha ferroviária do mundo, perdendo apenas para a dos Estatos Unidos e ao da Rússia. As duas principais ferrovias do país são a Candian National Railway e a Canadian Pacifc Railway, esta última sendo a primeira ferricia transcontinental do mundo, tendo sido inaugurada em 1884. Ambas as ferrivias são controladas por empreas privadas. Já a VIA Rail é um serviço ferroviário inter-urbano de passageiros. Administrada pelo governo canadense. Montreal é o maior pólo ferroviário do país, seguido por Calgary e Toronnto. Toronto e Montreal possuem modernos sistemas de metrô.
Rodovias pavimentadas conectam as principais cidades do Canadá entre si. Delas, destacam-se a Trans-Canada Highwary, La Transcanadienne em francês, que se estende por oito mil quilômetros desde o Oceano Pacífico até o Oceano Atlântico, e a via Expressa Macdonald-Cartiert, a via expressa mais movimentada do mundo. Montreal é o principal pólo rodoviário do Canadá, seguido por Toronto e Calgary. Montreal possui um extensico sistema de vias expressas.
Transporte ferroviário na India A rede ferroviária na India é considerada uma das maiores do mundo, os trens são o principal meio de transporte desse país com mais de um bilhão de habitantes.
Em média mais de 8.350 trens percorrem cerca de de 80.000 quilômentros transportando mais de 12,5 milhões de passageiros diariamente. Os trens da carga rebocam bem mais de 1,3 milhão de toneladas em mercadoria. No total, esses trens fazem viagens equivalentes atrês vezes e meia a distância da terra á lua todos os dias. Se levar em conta as 6.867 estações, as 7.500 locomotivas, os mais de 280.000 vagões de