Biologia
A questão da Reforma Agrária surgiu devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o ínicio da República começam a ser questionados deflagrando uma série de movimentos ao longo da história do país.
O MST surgiu² em um momento em que o Brasil passava pela reabertura da política nacional, após o período da ditadura militar.
Entre os objetivos dos MST encontra-se o de desapropriar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que tiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização(como os realizados na Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.
Por fim, o MST luta para que os assassinos de trabalhadores rurais sejam punidos e defende a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) o qual seria revertido para a continuação da Reforma Agrária.
Ligas Camponesas s primeiras Ligas Camponesas surgiram no Brasil, em 1945, logo após a redemocratização do país depois da ditadura do presidente Getúlio Vargas. Camponeses e trabalhadores rurais se organizaram em associações civis, sob a iniciativa e direção do recém legalizado Partido Comunista Brasileiro – PCB. Foram criadas ligas e associações rurais em quase todos os estados do país. Em 1948, no entanto, com a proscrição do PCB houve o desmoronamento das organizações de trabalhadores no Brasil. Entre 1948 e 1954, eram poucas as organizações camponesas que funcionavam e raríssimas as que ainda conservavam o nome de