Santo Agostinho
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Victor Patrick, Flávio Henrique,
Deyvison Farley, Gabriel Lima
Montes Claros, 2014
1.Introdução:
Preparar meios de cultura baseia-se em uma forma de fornecer nutrientes importantes para o desenvolvimento e a manutenção adequada dos microrganismos dentro de um laboratório para que possam ser mantidos sem sofrer nenhuma alteração neles.
De acordo com a química dos meios de cultura eles são caracterizados por sintéticos ou complexos.
1.1 Classificação dos Meios de Cultura:
1° Meio de Enriquecimento: geralmente liquido, com os componentes químicos ricos em nutrientes, com a finalidade de fazer com que as bactérias aumentem seu número: Ex.: Caldo Tetrationato.
2° Meios de Transporte: uns dos meios onde não se tem nutrientes e faz o uso de um agente redutor(Tioglicolato), que mantém o pH favorável, previne a desidratação e evita a autodestruição enzimática.
Ex.: Meios de Stuart, Meio de Cary Blair.
3° Meio Seletivo: este meio tem como finalidade definir qual será a espécie a ser isolada e impedir o desenvolvimento de outros germes (adição de corantes e outras substâncias com capacidade inibitória para alguns germes).
Ex.: Agar Manitol Salgado.
4° Meio Diferencial: possibilita a distinção entre vários tipos de microrganismos, por possuir uma substância presuntiva, clara na mudança de coloração das colônias.
Ex.: Agar Eosin Methilene Blue (BEM).
5° Meio Indicador: é utilizado para estudar a estrutura bioquímica da bactéria, auxiliando, assim, na sua identificação. A forma mais simples serio o usado na forma de fermentação.
Ex.: Agar Citrato de Simmons
1.2 Classificação relativa ao Estado Físico:
- Líquidos ou Caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio.
- Sólidos: crescimento de colônias