Santo agostinho
Discente: Péricles Moreira
Análise do Evangelho de Mateus
O capitulo 1 do livro de Mateus começa com uma perícope acerca da genealogia de Jesus que o liga até os ancestrais de Israel, Davi e Abraão( Lc 1, 1-17), e também apresenta uma pericope acerca da orientação em sonho que José novo da virgem teve, e a obediência dele ao anjo que lhe aparecera em sonho dizendo que recebesse Maria como esposa, pois o filho que ela esperava era do espírito (Lc 1, 17-25). No capitulo 2, a primeira perícope 1-12, trata da prestigiada homenagem dos três Reis magos a Maria e o menino Jesus. De Lc 2, 13-18 esta perícope trata do aviso que o anjo faz a José em sonho para fugi para o Egito, e a perseguição de Herodes as crianças recém nascidas. A perícope de Lc 2, 19-23, narra a volta da Sagrada família devido a morte de Herodes e a ida para Nazaré da Galiléia.
O capitulo 3, inicia-se com uma perícope (v. 1-12) acerca do profeta João Batista e de sua atividade profética e batismo no deserto. De Lc 2, 13-17, aparece nesta perícope a narrativa da vinda de Jesus da Galiléia para receber o batismo de João Batista, e a manifestação do Espirito de Deus e sua voz que confirmava que Jesus era seu Filho. No capitulo 4, a primeira perícope (v. 1-11) trata da tentação de Jesus no deserto pelo diabo . Do versículo 12-17 a perícope fala da pregação inicial de Jesus na Galiléia. Nos versículos de 18-22 a perícope narra o chamado a vocação dos primeiro discípulos que pescavam junto ao mar da Galileia: Pedro, Tiago e João. A perícope de 23-25 narra a missão de Jesus em leva a Boa Nova pelas sinagogas da Galiléia.
O capitulo 5, 1-12 inicia-se trazendo o discurso da Bem-aventuranças de Jesus no alto da montanha. Na perícope de Mt 5, 13-16 se inicia uma sessão de parábolas sobre o sal e a luz. A perícope posterior Mt 5, 17-20 marca o iniciada sessão dos ensinamentos de Jesus acerca da Lei da Justiça em contra posição a desobediência e ao exemplo dos fariseus . De Mt 5,