Santificação
A Bíblia ensina que a santificação consiste de duas partes: a mortificação do velho homem e a vivificação do novo homem. Trata-se de uma luta para abandonar os hábitos e procedimentos da vida antes da conversão, e a assimilação e prática de novos hábitos (Cl. 3:5-10).
Santificação Experimental
O crente verdadeiramente separado para Deus, alem de experimentar uma nova vida, é dirigido a santificação, não só aparentemente, mas interiormente (Rm 12:1). Os nossos membros têm que ser oferecidos a Deus e não mais ao pecado (Rm 6:13). O nosso controle agora não é pela simples emoção, mas pelo Espírito Santo de Deus. Quando estamos separados o pecado não tem mais domínio sobre nós. (Rm 6:14-16).
Quando estamos experimentando a santidade se manifesta em nos a graça o conhecimento(2 Pe3:18).
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Co 3:18)
Como podemos ser santificados se somos pecadores? Pela obra do Espírito mediante o reconhecimento ( 1 Jo 1:9).
Paulo fala da santificação como uma mudança de hábitos e de comportamento: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios “(Ef 4.17). Precisamos nos despojar do velho homem e nos revestir do novo homem (Ef 4.22-24). Em síntese, santificação é andar de acordo com a nossa nova natureza. É abandonar o estilo de vida que tínhamos antes da nossa conversão e andar em novidade de vida.
A idéia fundamental de santificação é a de separação. O povo de Deus é um povo separado do mundo, para viver no mundo, servindo a Deus. A santificação é uma obra que requer a nossa cooperação. O cristão coopera com a sua santificação quando se utiliza dos meios que Deus lhe oferece: a oração, a Palavra de Deus e os sacramentos (batismo e santa ceia). Precisamos orar, estudar e praticar a bíblia. Necessitamos fugir das