Gosta de ler
Gostar de ler
Olinda 2012
Gostar de ler.
Luciana Gomes
Introdução
“Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de... de quê? Procurei um modo de falar que me leve mais depressa ao entendimento. Esse modo, esse “estilo” (!), já foi chamado de várias coisas, mas não do que realmente e apenas é: uma procura humilde.”
Clarice Lispector
O processo de leitura dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Argentina Castelo Branco, o qual, consideramos importante para o crescimento pessoal e cultural desses educando, na construção do crescimento e como se dá na interrelação da língua escrita e o gosto pela leitura, favorecendo na compreensão da mesma no desenvolvimento de criatividade e de recursos informacionais das diversas atividades sócio-culturais da vivencia prática de cada aluno.
Portanto, a prática da leitura deve ser mostrada com prazer alegria e não como via pura e simplismente obrigatória de contextos frios e distantes do contexto em que o educando está inserido. Por outro lado, toda a consciência que o aluno tem da linguagem oral se deturba quando ele entra na escola e aprende a escrever; de tal modo que depois, adulto, só será capaz de observar sua fala, sem as interferências da forma gráfica das palavras, após o treinamento fonético.
Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, más, o objetivo de promover a capacidade refletiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade aos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.
Por isso, é importante que as escolas abram espaços