Santa cecilia
Evangelizar é fazer Jesus acontecer na vida de alguém, como aconteceu na vida de Zaqueu. E fazer Jesus Vivo entrar na vida de uma pessoa a ponto de transformá-la. Assim aconteceu na vida de Santa Cecília e Santa Luzia, Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário à vontade de Deus.
Santa Cecília dedicou sua vida a Deus, em seu casamento contra sua vontade estando só com o noivo, disse-lhe Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal, então seu noivo respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite e levando a conversão também o seu irmão. O prefeito de Roma teve conhecimento da conversão dos dois irmãos. “Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da recusa formal, foram condenados à morte e decapitados”. Santa Cecília também foi convocada sendo não o obedecendo foi castigada, mas saiu ilesa, depois sendo decapitada.
Santa Luzia fez um voto de viver a virgindade perpétua, Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos por que passaria, como Santa Ágeda. Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício aos deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as