Sangue
Definição e finalidade da toxicologia
Para o estado de forma simples e concisa, a toxicologia é o estudo da natureza e mecanismo de efeitos tóxicos de substâncias em organismos vivos e outros sistemas biológicos. Tem a ver também com a avaliação quantitativa dos tóxicos efeitos em relação ao nível, duração e freqüência da exposição da organismos. A avaliação dos riscos para a saúde dos produtos químicos industriais, ambientais poluentes, e outras substâncias representa um elemento importante na a protecção da saúde do trabalhador e dos membros das comunidades.
Estudos aprofundados sobre a natureza eo mecanismo dos efeitos de substâncias tóxicas são de valor inestimável na invenção de antídotos específicos e outros benéfico medidas. Juntamente com outras ciências, toxicologia contribui para o desenvolvimento de produtos químicos mais usados como drogas, aditivos alimentares, pesticidas e muitos úteis químicos industriais. Mesmo os efeitos tóxicos por si só são explorados na busca de insecticidas mais eficazes, anti-helmínticos, antimicrobianos e agentes utilizados na guerra química.
Âmbito e subdisciplinas
Toxicologia tem um alcance amplo. Trata-se de estudos de toxicidade de produtos químicos
(1) usados na medicina para fins de diagnóstico, prevenção e terapêutica, (2) na indústria de alimentos como aditivos diretos e indiretos, (3) na agricultura como pesticidas, reguladores de crescimento, polinização artificial, e alimentos para animais aditivos, e (4) na indústria química, como solventes, componentes e intermediários de plásticos e muitos outros tipos de produtos químicos. Ele também está preocupado com os efeitos na saúde dos metais (como em minas e fundições), petróleo produtos, papel e celulose, plantas tóxicas e toxinas animais.
Devido à sua abrangência, bem como a necessidade de realizar diferentes objetivos, a toxicologia tem uma série de especialidades. Por exemplo, uma pessoa
podem