sangue sobre a neve
Fichatécnica: The Savage Innocents , 1959, It., Fr., Ingl. 110 min.
Direção de Nicholas Ray, com Anthony Quinn, Yoko Tani, Carlo Giustini, Anna May Wong.
“Na região da Terra mais próxima do Polo Norte do que da civilização, vivem membros de uma raça singular de nômades. São tão orgulhosos que se denominam apenas de OS HOMENS. Nós os denominamos ESQUIMÓS que quer dizer: os que comem carne crua. E, na era da bomba atômica ainda caçam com arco e flecha. Dividem tudo o que possuem e são tão inocentes que não sabem mentir.” Assim, o narrador do filme inicia a história de Innuk, um caçador à procura de esposa, nessa região onde a mulher é imprescindível, mas escassa.
1. Faça uma análise crítica do título original do filme e do texto de abertura (transcrito na “ficha técnica”), com base no que foi estudado sobre a moderna antropologia, ressaltando os termos ou afirmações que um antropólogo contemporâneo acharia equivocados. Justifique seu ponto de vista. (Vale 0,6)
R: O titulo “The Savage Innocents” já apresenta um julgamento sob a raça singular mostrada no filme, como selvagem e ingênua, termos que um antropólogo contemporâneo pode considerar equivocados por não terem uma base de comparação. Logo no inicio do texto de abertura há uma ironia, como se essa civilização nômade não se reconhecesse, se denominando de apenas "os homens", o que deixa evidente o estranhamento com esse povo. O texto também deixa subentendido que esse grupo é considerado alienado, o que a antropologia moderna também pode julgar como um equivoco, pois se tratam de culturas diferentes. Esses julgamentos se mostram etnocêntricos, pois esse povo não faz parte da cultura oriental, tendo costumes, crenças e ideais completamente diferentes.
2. Em sua opinião, com que visão de mundo o filme apresenta a questão do EU/OUTRO? Justifique seu ponto de vista com exemplos do filme. (Vale 0,7)
R: Essa visão se da entre os esquimós, como um individuo e inserido