Sangria
- 0,75 l de vinho tinto
- 0,20 l de gasosa (é o mais recomendável) ou 7up ou Sprite
- 100 gr. de açúcar
- 1 laranja grande cortada em pedaços
- 1 limão cortado em pedaços
- 1 maçã cortado em pedaços
- 1 pau de canela
1. Numa superfície suficientemente grande (um jarro que tenha capacidade para 1,5 l, já que será necessário ter mais espaço para as frutas) , coloque as frutas cortadas.
2. Junte o açúcar
3. Coloque o vinho e mexa toda a mistura até o açúcar ficar dissolvido.
4. Coloque o pau de canela
5. Leve ao frigorífico pelo período mínimo de uma hora, para que se concretize o passo essencial: o vinho ganhar o sabor das frutas e adoçicar, graças à acção do açúcar.
6. Quando fôr altura de servir, junte a gasosa. Não deve ser colocada antes disso, para que a sangria esteja gaseificada quando fôr servida. Se fôr colocada antes, perde o efeito desejável.
7. Se não estiver suficientemente fresca, poderá adicionar algumas pedras de gelo.
Notas adicionais:
Poderá adicionar outros ingredientes a seu gosto. Um relativamente comum é a hortelã, que deve ser colocada com moderação (um ramo é mais do que suficiente para um litro de sangria), para não anular os outros sabores. Há quem goste de colocar outras bebidas, como brandy, licor ou vodka, mas recomendo apenas se desejar dar um ligeiro toque personalizado, já que se corre o risco de a bebida perder o seu traço original se houver um excesso destas bebidas mais fortes.
OUTRA:
Ingredientes
Para um jarro grande: * Laranja: 1 * Maçã verde (ou vermelha): 1 * Lima: 1 * Bagos de uva.: 12 * Acuçar de cana ou açucar mascavado: 3 Colheres bem cheias * Cálice de Licor Beirão: 1 * Cálice de Martini branco: 1 * Vinho: 1 Garrafa de tinto bem gelado * Lata de refrigerante lima-limão: 1 Lata * Paus de Canela: 2 Preparação
Corte a maçã e a laranja em pedaços. Corte os bagos das uvas ao meio, esprema o sumo da lima e misture tudo com o açúcar. Junte os paus de