Fitovirose
Os vírus são seres tão pequenos - algumas dezenas de vezes menores que as minúsculas bactérias - que não são visíveis ao microscópio comum, mas apenas ao microscópio eletrônico.
São seres muito especiais, pois não são formados por células. Só conseguem se reproduzir dentro de células de um organismo vivo seja ele animal, vegetal ou bactéria. Ao se reproduzirem, utiliza-se de várias substâncias que encontram no interior da célula hospedeira. São todos parasitas.
Fora de uma célula viva, o vírus não tem nenhuma atividade. São inertes e podem até cristalizarem-se, como os minerais. Ele não tem organização celular. Eles se reproduzem no interior de uma célula viva e sofrem mutações. Já houve muita discussão a respeito - os vírus são seres vivos ou não? Embora a maioria dos cientistas considere os vírus como seres vivos, estes não são enquadrados em nenhum dos cinco grandes reinos.
O organismo de um vírus é constituído basicamente de uma cápsula de proteínas, que contém em seu interior o material genético ou reprodutor.
O vírus bacteriófago infecta bactérias. Para se reproduzir, o bacteriófago fixa-se na superfície da bactéria hospedeira através da cauda, perfura a membrana celular e injeta todo o material genético.
Em outros casos, como o que ocorre com o vírus da gripe, ele penetram inteiros no interior da célula hospedeira, onde se reproduzem. Em poucas horas, a célula hospedeira começa a liberar novos vírus, já formados. Neste caso, os vírus não arrebentam as células hospedeiras, mas muitas dessas células podem morrer devido à infecção.
Fitopatologias causadas por vírus
*Queima do Broto (Soja) O Vírus da Queima do Broto da Soja (VQBS) tem partícula esférica com cerca de 25-30 nm de diâmetro e pertence ao grupo dos llarvírus.
*Raiado Fino (Milho) Pode reduzir a produção de grãos em até 30% e ocorre nas principais regiões produtoras de milho. Essa doença é transmitida e disseminada por uma cigarrinha de cor palha, tamanho de 0,5cm,