saneamento
Leite contaminado ,Produtos adicionados
Em Chapecó SC, foram encontrados leites adulterados, onde foi Identificada a adição de Peróxido de Hidrogênio, Soda Cáustica, Citrato de Sódio e água. O Engenheiro Químico do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Jerônimo Friederich destacou que esses componentes químicos, além de ilegais para adição em leite cru, são altamente prejudiciais à saúde. “Qualquer adulteração, por menor concentração que seja, caracteriza fraude e traz prejuízo ao cidadão. A soda cáustica, por exemplo, possui concentração de metais pesados com chumbo, cádmio e mercúrio, que são cumulativos no organismo e cancerígenos”
Alimentos Mofados
Manchas esverdeadas são o que chamamos de bolor ou mofo: seres vivos microscópicos, que fazem parte do grupo dos fungos. Eles são capazes de aproveitar frutas, madeiras, tecidos, pão, couro e outros materiais como alimento, sendo que a variedade de fungos que existe é tão grande que o mofo que se alimenta de pão pode não ser o mesmo que se alimenta do tecido que reveste o sofá.
Quando os fungos agem sobre uma fruta, um legume ou um pedaço de pão, eles mudam as características dos alimentos, como o cheiro e a cor, o que, para nós, é um sinal de que eles estão apodrecendo. Comer alimentos nessas condições é um perigo porque os fungos também podem liberar substâncias tóxicas que, se ingeridas, causam sérios problemas ao organismo.
Consequências para a saúde
Quem já não retirou aquele pedaço mofado da fatia de pão e comeu o restante? Ou jogou fora a fatia com sinais de mofo e comeu as outras, que pareciam estar em bom estado? Essas atitudes, aparentemente inofensivas, podem levar à intoxicação alimentar ou a reações alérgicas. Quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo ele já está contaminado de fungos. O mofo é a proliferação de colônias de fungos que se desenvolveram e se agruparam. “Quando conseguimos ver estes microrganismos a olho nu,