Tijolo Ecolológico
875 palavras
4 páginas
RESUMO: Existem registros de emprego do solo na construção há pelos dez mil anos atrás em culturas antigas como a grega, a romana, e sociedades mound builder (habitantes pré-históricos da América do Norte que construíram enormes piramides de terra). Apesar de o solo estabilizado com cimento já ser utilizado há quase um século na construção de estradas, no entanto, o desenvolvimento tecnológico que possibilitou a fabricação dos tijolos de solo-cimento, se deu nos anos 50 com a invenção da prensa manual. Á partir daí a técnica se disseminou pelo mundo com apoio de órgãos como a UNESCO, reconhecendo a utilização deste material como alternativa sustentável na construção de moradias.
Assim, esta pesquisa tem a finalidade de estudar os avanços tecnológicos, as vantagens e desvantagens da utilização do tijolo ecológico.
O trabalho revelou que a sociedade tem despertado o interesse em minimizar a degradação ambiental, optando por alternativas ecologicamente corretas e eficientes.
Palavras chave: solo-cimento, sustentável, construção com terra.
Introdução: Com o avanço tecnológico, diferentemente do homem primitivo que utilizava somente solo para construir seus abrigos, nos dias atuais as construções feitas de tijolos fabricados a partir da mistura de solo, cimento portland e água são cada dia mais viáveis, pela otimização do tempo da construção, diminuição do custo da obra, e redução do impacto ambiental tanto na produção do tijolo, já que dispensa a queima, quanto na aplicação da obra, já que reduz a produção de resíduos. Deve-se considerar ainda, que muitas vezes a fabricação do tijolo pode ocorrer no próprio local da obra, reduzindo inclusive os poluentes do transporte.
Dentre outros pontos importantes na utilização do solo-cimento, podemos destacar que a construção apresenta notável conforto térmico e possui eficiente isolamento acústico. Neste sentido o uso do solo-cimento tem sido amplamente difundido devido suas vantagens técnicas,