Saneamento
Este trabalho irá apresentar diversas etapas da elaboração de dimensionamento da rede coletora de esgotos. Será composto de planta baixa, memorial descritivo e cálculo.
O projeto irá mostrar como é feito a rede coletora de esgoto que é através de cotas de níveis do terreno, comprimento de cada trecho, declividade, diâmetro, vazões, velocidade e profundidade, que são feitos através de cálculos.
A rede coletora tem a finalidade de coletar e tratar o esgoto das residências, evitando doenças na população e a contaminação do lençol freático.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem como finalidade a melhoria das condições higiênicas locais, a conservação dos recursos naturais, coleta e afastamento seguro do esgoto sanitário, disposição sanitariamente adequada do efluente, eliminação dos focos de contaminação dos efluentes, proteção da comunidade e a preservação de áreas e lazer.
3. METODOLOGIA
O projeto foi elaborado no software AutoCad, o memorial de cálculo foi realizado com base teórica na obra Rede Coletora de Esgoto Sanitário. Tendo como orientadora a professora Gabriela Coelho Pedreira.
3.1 Cálculos do Dimensionamento da Rede Coletora de Esgoto
Poço de Visita (PV’s): São estruturas complementares das redes coletoras de esgoto, que são posicionados nos pontos em que houver interligação de trechos, mudanças de diâmetro, de nível ou de direção, além de servirem como acesso para manutenção, portanto de 100 em 100 metros deverá ter um poço de visita, com diâmetro de 60 mm.
OBS: Para formulação da metodologia foi utilizado como exemplo o trecho 20.
Para o cálculo do dimensionamento da rede coletora de esgoto, foi utilizado os seguintes dados:
População inicial (Pi) = 646 hab
O projeto foi projetado para uma população de até 20 anos através do método aritmético.
Pt= Pa + Ka ( t-to )
Ka=
Sendo assim: População final (Pf) = 1292 hab
Consumo de água efetivo per capita (q): 200 L/ hab. dia;
Coeficiente de retorno (C) = 0,8;