Saneamento básico
ALESSANDRA FERREIRA REIS
MÁRCIA SANTANA
GRACIANE ALVES
SANEAMENTO BÁSICO - ESGOTOS
SÃO PAULO
2011
TRABALHO INDIVIDUAL
TRABALHO DE
GESTÃO AMBIENTAL
“SANEAMENTO BÁSICO – ESGOTOS”
TRABALHO APRESENTADO À PROFESSORA LAURA, EM CUMPRIMENTO PARCIAL DAS EXIGÊNCIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, MATÉRIA GESTÃO AMBIENTAL, DA ETEC EXTENSÃO VILA RUBI
NOME: ALESSANDRA FERREIRA REIS – Nº 01 – 2º B MÁRCIA SANTANA - Nº 17 - 2º B
SANEAMENTO BÁSICO: ESGOTO
Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante: comercial, industrial ou doméstico essas águas apresentarão características diferentes e são genericamente designadas de esgoto, ou águas servidas.
A devolução das águas residuais ao meio ambiente deverá prever, se necessário, o seu tratamento, seguido do lançamento adequado no corpo receptor que pode ser um rio , um lago ou no mar através de um emissário submarino.
As águas residuais podem ser transportadas por tubulações diretamente aos rios, lagos , lagunas ou mares ou levado às estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos d'água.
O esgoto pluvial ou , simplesmente , água pluvial pode ser drenado em um sistema próprio de coleta separado ou misturar-se ao sistema de esgotos sanitários.
O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os agentes patogênicos podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras.
ESGOTO NO BRASIL
O lançamento indiscriminado de águas residuais domésticas no Brasil costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.
No Brasil, são produzidos 32 milhões de metros cúbicos de águas residuais por dia. Deste total, apenas 14 milhões são coletados e somente 4,8 milhões de metros cúbicos de esgoto são tratados, volume que corresponde a apenas 15% do total produzido; o serviço é estendido a