Saneamento Básico
Relatório Técnico
Visita Técnica Estação de Tratamento de Água – Cubatão
Data da visita 15/02/2014.
Turma: Saneamento Básico I, Professor João Guedes.
A visita técnica começa pela captação da água do rio Cubatão e da represa onde vemos a captação do rio ao lado da E.T.A. e também a captação de água da represa por tubulações visíveis do morro próximo a serra.
A água é captada e misturada (em maior parte do rio Cubatão e quando necessário provinda da represa), a qual podemos ver uma cor suja, esta água é agitada antes de ser tratada.
Nesta etapa adiciona-se a cloro a água para tratamento da matéria orgânica e metas contida na água recém captada, a quantidade de cloro é devidamente controlada para que seja suficiente para tratar a água.
Logo após a desinfecção adiciona-se cal a água para manter seu pH dentro dos limites estabelecidos para o consumo humano de 6,0 a 9,5, a quantidade de cal também é devidamente controlada. Faz-se teste na água para saber a quantidade de cal necessária por litro de água. Existem máquinas que controlam esta dosagem.
A partir daí a água passa por uma série de etapas, que são:
Coagulação – a água recebe coagulantes e, é agitada para que suas partículas sólidas floculem (particular sólidas que se juntam para formar floculo– partículas sólidas maiores).
Tanque de decantação, onde a água passa lentamente para que as partículas sólidas agora floculadas deçam por gravidade e fiquem retidas enquanto a água se transfere para a próxima etapa.
Filtração – a água passa por tanques com pedra, areia e carvão para reter as sujeiras e partículas menores. Estes tanques de filtração tem um mecanismo para fazer a limpeza, no qual em uma máquina é fechada a passagem da água por este tanque e conduzida para um tanque ao lado, mantendo a quantidade de água tratada por minutos. Este tanque é levantado e água passa por ele empurrando toda a sujeira que fica retira. Esta limpeza é feita certa de