SANEAMENTO BÁSICO: PATOLOGIAS NAS OBRAS
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MEMORIAL DESCRITIVO
SANEAMENTO BÁSICO:
PATOLOGIAS NAS OBRAS
Acadêmico:
Dgleyson C. Ferreira
(dgleyson@gmail.com)
Turma:
ENC72
MARABÁ
2014 / 1
2
RESUMO
O Engenheiro Civil, tem-se como algumas de suas responsabilidades, a elaboração de projetos e cálculos relativos a construção de obras, além disso, é responsável de analisar estudos e propor soluções para casos de patologias surgidas após construção nas obras. Diante disso, a Prática Supervisionada
Integrada (PSI) busca abordar as questões inerentes ao obras de saneamento básico, seus princípios, construção e patologias que surgem, com base em pesquisas e normas legais. Sendo assim, com o objetivo de abordar as questões/soluções patológicas em obras de saneamento básico, o trabalho foi desenvolvido de forma qualitativa, com base em pesquisas bibliográficas e analisando estudos de casos reais em nosso país, o Brasil. Como resultado, verificou-se que é primordial o conhecimento das patologias e suas consequências, para adoção de medidas que previnam o seu aparecimento e aumentem a durabilidade nas obras construídas.
Palavras-chave: Saneamento Básico; Patologias; Memorial Descritivo;
1. CARACTERIZAÇÃO DA PSI
Conforme proposto, “é da natureza antrópica, ocupar um espaço e alterá-lo, a partir deste ponto, esse espaço, transforma-se em um ambiente construído.
Todavia, mesmo empregando toda a acurácia e desenvolvimento tecnológico, as especificidades locais acabam por alterar o resultado esperando da intervenção construtiva, neste ponto externalizado, na maioria das vezes, pela a alteração dos materiais constituintes, surgindo as intituladas patologias” (Preposição a turma
ENC72, METROPOLITANA, 2014). Diante disso, a presente pesquisa tem-se como objetivo geral abordar as questões e/ou soluções patológicas em obras de saneamento básico, tendo em vista as normas pertinentes.
2. METODOLOGIA
O trabalho foi