Saneamento basico
Este trabalho tem como objetivo mostrar e relatar as áreas de expansão urbana sobre as áreas rurais de Caxias do sul, salientando e identificando os riscos e impactos ambientais. Hoje Caxias do sul tem em media 435.482 habitantes sendo que 419.321, está concentrada na área urbana, enquanto 16.161 pessoas moram na zona rural. Caxias do sul é hoje o maior polo metal-mecanico do Rio Grande do Sul.
E como é visil em todas as cidades em desenvolvimento, um dos grandes problemas encontrados é com o saneamento basico, porque quanto maior o numero pessoas maior é a demanda de de locais para o tratamento de afluentes de esgoto, tambem com este cresimento deve ser feito um bom planejamento urbano, este planejamento cabe é claro não so ao poder politico da cidade claro que os maiores responsaveis são os governantes, mas cabe a todos nos moradores cobrarmos, e fiscalizarmos se isto esta sendo feito.
2. Desenvolvimento.
Saneamento básico.
Poucos sabem mas caxias do sul é um dos poucos municipios que tem hoje uma secretaria municipal de meio ambiente mais conhecida como (SEMMA). Tem como principal objetivo, estabelecer diretrizes de preservação da fauna e flora, controle e recuperação do meio ambiente e proteção das áreas de preservação permanente (APPs). Executa a gestão ambiental do município e, por meio de habilitação concedida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente A SEMMA tem como competências legais exigir e acompanhar o estudo de impacto ambiental; realizar análise de risco e licenciamento, disciplinando as instalações e ampliações de obras ou atividades potencialmente poluidoras; fiscalizar e regrar estabelecimentos que comportem riscos à qualidade de vida e ao meio ambiente; prevenir e combater as diversas formas de poluição; e promover a educação ambiental formal e não-formal, a fim de conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Existência de saneamento básico estação de tratamento ETE Samuara, a