saneamento basico
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
WELINTON ROSA DA SILVA
Sistema de tratamento de esgoto para o município de Gameleira de Goiás
ANÁPOLIS
2014Introdução
O saneamento básico é um problema mundial e o crescimento populacional só agrava o problema gerando uma maior contribuição de esgoto que se não tratado adequadamente é lançado nos rios contaminando os mananciais.
Apesar de 81% dos recursos hídricos monitorados no País estarem em excelente ou boas condições, o baixo índice de coleta e tratamento de esgoto faz com que 47% das águas localizadas em áreas urbanas sejam avaliadas como ruins ou péssimas. De acordo com Alexandre Lima, gerente de conjuntura dos Recursos Hídricos da ANA, Goiás melhorou significativamente o percentual de tratamento de efluentes, de 5% em 2000 para 50% em 2012 (Alzenar, Abreu).
O município de Gameleira de Goiás vizinho aos municípios de Leopoldo de Bulhões, Abadiânia e Silvânia, situada a 1022 metros de altitude e com uma população estimada segundo o censo de 2010 em 7882 pessoas ainda não possui uma estação de tratamento de esgoto o que é um prejuízo para a população e para o meio ambiente.
RESUMO
Este estudo aborda conceitos e ao mesmo tempo procura indicar oportunidades para estudo de estação de tratamento de esgoto auxiliando na escolha mais adequada e viável para execução e que melhor se adeque às necessidades do projeto.
Palavras-chave: estação de tratamento, esgoto, Gameleira de Goiás.
1. Objetivo da pesquisa
1.1 Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho é dimensionar uma estação de tratamento de esgoto, expressando assim suas principais características, vantagens e desvantagens, auxiliando na escolha do sistema que melhor atender as necessidades físicas do projeto.
1.2 Objetivo Específico Principalmente analisar de modo detalhado os