Saneamento basico
Introdução
Nossa proposta é estudar a maneira como as cidades lidam com o fenômeno do crestimento acelerado e os problemas dele advindos. O projeto tem como foco a questão do saneamento básico e os riscos à saúde pública relacionados às suas deficiências. Foi escolhida como objeto de pesquisa a cidade de Maçambara.Temos em vista ressaltar a importância do planejamento urbano para evitar situações dessa natureza. Acreditamos, deste modo, compreender melhor as dificuldades que a cidade enfrenta até hoje nessa área, assim como boa parte das comunidades brasileiras e do mundo.
Objetivo Geral do Trabalho
Saneamento básico é parte essencial da infra-estrutura urbana. A qualidade dos serviços de abastecimento, distribuição e esgotamento sanitário têm impactos diretos na economia, na saúde e no bem-estar da população. A falta de saneamento é causa de muitas doenças e mortes evitáveis. Para prevenir esse tipo de problema, é fundamental o planejamento urbano.Ao trabalhar esse tema, temos como objetivo que os alunos compreendam a importância dele para suas vidas e que desenvolvam a capacidade de raciocínio crítico.
Maçambara, ao longo de sua história, enfrentou inúmeros problemas causados pela falta de saneamento. Com o crescimento acelerado que a cidade experimentou nas décadas de 80, 90 e 2000, e sem planejamento adequado, a falta d'água tornou-se a maior preocupação dos seus habitantes. Nossa proposta é trabalhar o caso de Maçambara nessas décadas, mas ela pode ser adaptada para outras cidades e outros momentos.Trabalhando o tema com os alunos, esperamos, através de aulas expositivas e atividades diversas, que eles:
1. entendam como a falta de saneamento afetou e afeta a vida dos cidadãos;
2. entendam a falta de saneamento básico como efeito do crescimento acelerado e da ausência ou deficiência de planejamento urbano;
3. questionem as razões de o planejamento urbano não ter sido eficaz para evitar problemas na área de saneamento em