Sandman e a Literatura
Daniela dos Santos Domingues Marino
Orientadora: Ms. Danielle de Oliveira Costa Lhoret
RESUMO
Este trabalho procura demonstrar, através de pesquisas realizadas por meio da leitura de vários exemplares dos quadrinhos Sandman, como este tipo de veículo é capaz de fornecer muito mais que simples entretenimento, podendo assim, ser considerado uma excelente fonte de referências culturais e literárias.
Palavras-chave: Sandman, quadrinhos, literatura, entretenimento.
ABSTRACT
This paper aims to demonstrate through researches made by reading several stories of Sandman, how this type of mean is capable of providing much more than simple entertainment to its readers, thus, being able to be considered as an excellent source of general Culture and Literature.
Key-words: Sandman, comics, Literature, Entertainment.
1 INTRODUÇÃO
“O que é Literatura?” De acordo com o Professor Roberto Acízelo de Souza (Teoria da Literatura, 1949), esta pergunta poderia causar espanto ou embaraço ao seu destinatário devido à sua obviedade:
E o embaraço não será decorrência do pressentido caráter complexo da resposta a ser dada; ao contrário, a pessoa interrogada achará tão óbvia a resposta que não atinará com o motivo por que se faz uma pergunta tão... idiota. Provavelmente, nosso interrogado imaginário franzirá a testa, surpreso pelo inusitado da questão, e rebaterá com outra(s) pergunta(s): “Como?! Hein?! O quê?! O que é literatura?!”. Se insistirmos, a resposta será algo equivalente ao seguinte: "Bem, literatura é uma obra escrita,quero dizer, um romance, um livro de poesias, ou de contos".
No entanto, o autor defende que tal resposta não responde à pergunta feita, pois não se trata de uma definição e sim exemplos alinhados gerados por uma noção difusa do que é Literatura.
Sobre a função da Literatura, Acízelo levanta que teorias acerca do assunto