Samba
O Samba de roda surgiu na Bahia no século 19, com as pessoas em uma roda, tendo palmas, cantos, acompanhado de um conjunto musical com viola , atabaque, chocalho e pandeiro.
No Rio de Janeiro a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros generos musicais populares entre os cariocas ; como a polca, maxixe, lundu, e xote. Tendo também em vista que no século 20 se deu inicio ao samba urbano no Rio de Janeiro com frases mélodicas e danças do reconcavo bahiano. A partir de então esse estilo de samba começou a ser propagado pelo país na década de 1930 , surgiram vários compositores Heitor dos prazeres, João da baiana, pixinguinha e sinhô.
Principais tipos de de Samba.
Samba-enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.
Samba de partido alto
Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são: Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
Pagode
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular.
Samba-canção
Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas.